Inscrições Encerradas 2021

Prezados amigos da cultura Tcheca!

 

Gostaríamos de anunciar que as inscrições para o curso da língua tcheca (2021) estão encerradas. Novas inscrições serão abertas em inicio de 2022.

 

Pedimos a compreensão de todos.

 

 

 

 

Professora Ivana

 

Temos o prazer de apresentar a Sra. Ivana Malechová, nova professora de tcheco junto da comunidade dos nossos compatriotas em São Paulo, colocada nesta cidade no âmbito do Programa de Apoio da Herança Cultural Tcheca no Estrangeiro.


A professora Ivana, além do trabalho com a comunidade de compatriotas para UCTB, atuará também na USP, onde ministrará cursos de tcheco e contribuirá para a promoção da cultura do nosso país no Brasil. A excelente ex-professora Helena Hrdličková foi transferida para Taipei, tendo sido substituída pela profª Ivana Malechová. Em breve divulgaremos os cursos de extensão de Língua Tcheca para o ano de 2021 que serão oferecidos no formato online.


O calendário de aulas do idioma tcheco na União Cultural Tcheco Brasileira (UCTB) já está no site. Em breve informaremos as datas das inscrições para novos alunos e o horário das aulas.

 

 

 

 

 

 

 

 

Prezados Alunos

Prezados alunos do curso de língua tcheca da UCTB

 

Ficamos muito felizes em poder constatar que, apesar da atual situação de pandemia, as oferta das aulas têm continuado de forma remota com sucesso. A participação dos alunos mostra que tivemos êxito neste formato.

Aproveitamos para agradecer o ótimo trabalho realizado pela professora Helena.

Gostaríamos de avisar, que teremos um período de férias, de 9.9.2020 até 4.10.2020, para um merecido descanso a todos!

 

Atenciosamente,


Nora Machaloušová
Area pedagógica UCTB

 

 

 

Comunicado

Aulas na semana de 16 a 22/03 normais

(recomendamos que fiquem em casa)


A partir de 23.03 as aulas estão suspensas.
Contamos com a compreensão de todos

 

Atenciosamente,


Nora Machalous
Coordenadora pedagógica
UCTB

 

Secretaria de Estado da Educação de São Paulo (Seduc-SP), União Municipal dos Dirigentes de Educação (Undime-SP), Secretaria Municipal de Educação (SME-SP), Conselho Estadual de Educação (CEE-SP) e Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo (Sieeesp) informam que:

Todas as escolas das redes públicas e privadas dos Sistemas de Ensino do Estado e Município de São Paulo terão aulas suspensas de forma gradativa a partir da próxima segunda-feira (16), como medida de prevenção à transmissão do coronavírus.

Diante do cenário de crescimento dos casos de coronavírus no Estado, a decisão foi tomada sob orientação da Secretaria de Estado da Saúde.

Para que as famílias tenham tempo de se organizar, as aulas não serão suspensas de forma repentina.

Na próxima segunda-feira, dia 16, as escolas devem orientar os estudantes a ficarem em casa. Os alunos serão recebidos nas unidades de ensino até a próxima sexta-feira, dia 20. As aulas serão 100% suspensas a partir do dia 23.

A data de retorno das aulas também será informada conforme determinação da pasta da Saúde.

Os estudantes que não comparecerem à escola no período de 13 a 20 de março terão as faltas abonadas.

A medida de suspensão gradativa de aulas na educação básica, a partir próxima segunda-feira, está em comum acordo entre a Secretaria de Estado da Educação de São Paulo (Seduc-SP), a União Municipal dos Dirigentes de Educação (Undime-SP), a Secretaria Municipal de Educação (SME-SP), o Conselho Estadual de Educação (CEE-SP) e o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de SP (SIEESP).

 

 

 

Aula de culinária tcheca: "Bramboráky“ a "ovocné knedlíky z krupicového těsta“ … nossa???

A primeira vista parece complicado, mas o primeiro trata-se de panquecas de batata e o segundo de bolinhos de massa de semolina com frutas. No evento  que aconteceu no sábado dia 25 de maio de 2019, além da culinária propriamente dita, experimentamos a descoberta  sobre a história e a personalidade de um país , e para isso nada mais delicioso que provar  sua comida típica. Então para conhecer de verdade alguns pratos típicos tchecos, participamos da elaboração e degustação do „bramboráky“ (panquecas de batata) e do „ovocné knedlíky z krupicového těsta“ (bolinhos de massa de semolina com frutas). O evento foi preparado e conduzido pela nossa professora Helena com a participação ativa de 24 pessoas que de alguma forma apreciam e amam a cultura tcheca.

 

 

 

 

 

Patrimônio material e imaterial dos imigrantes eslavos no Brasil

Um grupo de 17 interessados visitou a União Cultural Tcheco-Brasileira no dia 23 de fevereiro. Foram rececionados por Nora Machalous, responsável pedagógica e pela ex aluna Laura Maria Marques da Fonseca. A visita fez parte da programação do dos eventos na busca do "Patrimônio material e imaterial dos imigrantes eslavos no Brasil".

Os visitantes puderam conhecer algo sobre a imigração tcheca no Brasil, além de receberem informações sobre as atividades pedagógicas e culturais na UCTB.

 

 

 

PREPARAÇÃO DE DOCE TCHECO "SONHOS"

para o evento Dia das Línguas da Europa Central

A preparação de sonhos tchecos tradicionais enriqueceu as atividades na UCTB, na quarta-feira, dia 26/09/2018. Degustação dos doces junto com canto e lição de tcheco. Foi uma experiência agradável durante o dia inteiro.

 

Pagina 1 de 5