• 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Receitas Culinária Tcheca

Uma visão simples da culinária Tcheca e seus costumes

Leia Mais

Eventos Culturais

Eventos culturais Tcheco no Brasil

Saiba Mais

Notícias Fique Ligado

Informações sobre as atividades na União Cultural Tcheco Brasileira: apresentações dos grupos folclóricos, almoços tchecos, chás, cursos de culinária e outros

Leia Mais

Tcheco Curso de Idioma

Informações sobre o curso de tcheco estão aqui

Saiba Mais

Associe-se

Torne-se sócio da União Cultural Tcheco Brasileira

 

Clique aqui para preencher o formulário

 

 

Notícias e Receitas Fique atento as novidades

EDITAL - Assembleia Geral Extraordinária

União Cultural Tcheco Brasileira -

UCTB CNPJ/MF nº 43.306.240/0001-21

Edital – Assembleia Geral Extraordinária

 

Os Associados da União Cultural Tcheco Brasileira, Celso Kovacsik, Jan König, Jorge José Ladislão Novotny, Nora Machalous, Paulo Purkyt, Renata Danicek, Robin Hlavnicka e Terezinha de Fátima Pontin Novotny, representando mais de 1/5 dos associados, nos termos do artigo 11 do Estatuto Social, convidam todos os Srs. Associados da União Cultural Tcheco Brasileira, para participarem da AGE que se realizará no dia 14/08/2021, sábado, às 09:00h, em 1ª convocação e às 09:30h em 2ª convocação na sede da UCTB localizada na Rua Hideo Suguiyama, 79, São Paulo-SP, para deliberarem sobre o seguinte item da Ordem do Dia: Eleição de Diretoria pelo prazo de 02 (dois) anos. Visando evitar os graves problemas que ocorreram em assembleias anteriores e que prejudicaram a participação democrática e a deliberação plena e livre dos associados, a AGE observará o seguinte:

 

BAIXAR EDITAL

 

Leia mais...

A Páscoa Online na UCTB

beranek povedeny 4Os novos cursos de tcheco do semestre 2021/2022 já começaram! Infelizmente, as aulas estão por enquanto acontecendo online, mas já estamos todos ansiosos para nosso encontro aqui, na residência da UCTB.


As tradições normalmente significam reunirnos com familiares e pessoas próximas, para que juntos criarmos algo que remete aos nossos antepassados. É muito importante manter os costumes vivos e por isso decidimos comemorar essa data "mão na massa" mesmo que seja virtualmente.


Na Tchéquia, as tradições da Semana Santa são muito estimadas...mas como apresentá-las através de uma vídeo-chamada? Como dizem: quem quer de verdade, acha um caminho. Vou contar então o que fizemos nesta Páscoa Tcheco-Brasileira.


Primeiramente, fiz uma apresentação sobre a Páscoa e seu significado, mostrando que a tradição se deriva da comemoração judaica, o Pessach. Os alunos então aprenderam por que é que nós chamamos a quarta-feira da Semana Santa de "quarta-feira feia", como surgiu pomlazka (chicote artesanal) e como ela é feita. Descobrimos qual é o simbolismo de tirinhas coloridas na pomlazka e vimos a maior pomlazka tcheca, de 101 metros! Conhecemos ainda o Mazanec, um pão doce típico de Páscoa, similar à Colomba Pascal, e aprendemos como fazer os Jidásheks (em tcheco: “jidášek”) e, claro, o "Cordeiro", um bolo tradicionalíssimo, assado em uma forma de cordeirinho sentado.


Descobrimos ainda o que tem em comum a Matraca brasileira e a řehtačka tcheca, e também conhecemos o que há por trás da palavra "kraslice", uma forma de colorir e adornar ovos, que é outro costume relacionado com a Páscoa dos países do leste europeu.


Como agradecimento pelo esforço e presença de todos nas aulas, gravei um vídeo com a receita do Cordeiro de Páscoa, em que eu mesma preparei o doce típico. As crianças receberam por correios os tradicionais corantes para ovos.


Estou muito feliz por poder apresentar as fotografias da nossa homenagem à Páscoa tcheca: dá para ver que as crianças se demonstraram como excelentes artistas enquanto à decoração de ovos, e as mulheres comprovaram serem ótimas boleiras.


Estou muito orgulhosa de todo mundo!

Sua professora

Ivana Malechová, professora de língua tcheca, São Paulo, UCTB

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Inscrições Encerradas 2021

Prezados amigos da cultura Tcheca!

 

Gostaríamos de anunciar que as inscrições para o curso da língua tcheca (2021) estão encerradas. Novas inscrições serão abertas em inicio de 2022.

 

Pedimos a compreensão de todos.

 

 

 

 

Professora Ivana

 

Temos o prazer de apresentar a Sra. Ivana Malechová, nova professora de tcheco junto da comunidade dos nossos compatriotas em São Paulo, colocada nesta cidade no âmbito do Programa de Apoio da Herança Cultural Tcheca no Estrangeiro.


A professora Ivana, além do trabalho com a comunidade de compatriotas para UCTB, atuará também na USP, onde ministrará cursos de tcheco e contribuirá para a promoção da cultura do nosso país no Brasil. A excelente ex-professora Helena Hrdličková foi transferida para Taipei, tendo sido substituída pela profª Ivana Malechová. Em breve divulgaremos os cursos de extensão de Língua Tcheca para o ano de 2021 que serão oferecidos no formato online.


O calendário de aulas do idioma tcheco na União Cultural Tcheco Brasileira (UCTB) já está no site. Em breve informaremos as datas das inscrições para novos alunos e o horário das aulas.

 

 

 

 

 

 

 

 

Fotos República Tcheca